Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Indonésia: Aviso de tsunami após sismo

Um sismo de magnitude 8.7 na escala de Richter atingiu esta quarta-feira a província de Aceh, no norte da Indonésia. Já foi emitido um aviso de tsunami para toda a região do Oceano Índico, segundo a agência de meteorologia indonésia.




O sismo foi registado ao largo da ilha de Samatra, província de Aceh, às 9h38 de Lisboa, 15h38 locais. O epicentro do sismo localizou-se a 33 quilómetros de profundidade e a cerca de 430 quilómetros a sudoeste de Banda Aceh, de acordo com o Instituto norte-americano de Geofísica (USGS).
No aviso de tsunami é referido que sismos desta magnitude "têm o potencial de gerar um tsunami  destruidor que pode afectar regiões em todo o Oceano Indico".
Após o abalo mais forte, foram ainda sentidas duas grandes réplicas com uma magnitude de 8.0, de acordo com as autoridades norte-americanas. Há registos de uma quebra de electricidade e de trânsito nos acessos às zonas mais elevadas.
O terramoto foi também sentido em Singapura, Tailândia e India. Autoridades tailandesas indicaram que as populações estão a ser evacuadas e a dirigir-se para zonas elevadas.
Segundo o centro sismológico indiano são esperadas ondas com seis metros de altura. Apesar disso, o presidente indonésio disse não ter registo de estragos de monta ou de baixas na província de Aceh.
"Não existe nenhuma ameaça de tsunami mas estamos alerta", disse, citado pela agência Reuters, o presidente Susilo Bambang Yudhoyono, numa conferência de imprensa. O presidente referiu ter conhecimento que existe algum pânico na zona, mas a situação "está controlada".
De acordo com um jornalista da BBC em Jacarta, há relatos de que a terra tremeu durante cinco minutos.
A ilha de Samatra, situada a noroeste do arquipélago indonésio, foi sacudida a 26 de Dezembro de 2004 por um violento sismo de magnitude 9,3 que provocou um tsunami nas costas de uma dezena de países do Sudeste da Ásia, do qual resultaram mais de 220 mil mortos.
O alerta de tsunami foi emitido para o conjunto do Oceano Índico.
Os Estados Unidos levantaram o alerta de tsunami no oceano Índico, após o forte sismo registado hoje ao largo da ilha de Sumatra, Indonésia.
"Os níveis do mar indicam que a ameaça diminuiu na maioria das regiões, e por esse motivo o aviso de tsunami emitido por este centro é agora cancelado", referiu o norte-americano Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico, sediado do Havai e que tem vigiado as correntes do Oceano Índico após o sismo de magnitude 8,6 na escala de Richter e uma réplica de 8,2 na ilha indonésia.


Sem comentários:

Enviar um comentário