Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

Glaciares !!

É uma grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. É dotada de movimento e se desloca lentamente, em razão da gravidade, relevo abaixo, provocando erosão e sedimentação glacial.






Tipos de Glaciares: 

  1. Calotes polares ou inlandisis - são grandes massas de gelo que cobrem permanentemente, e quase por completo, o relevo sobre o qual se depositaram.

  1. Glaciares de montanha - massas de gelo que não cobrem por completo a topografia da região, estando limitadas por paredes rochosas escarpadas. Estão localizadas em zonas de grande altitude.
Nestes existem 2 tipos diferentes:


  1.  Glaciar de vale - Apresenta na zona de cabeceira uma depressão em forma de anfiteatro, rodeada por vertentes muito abruptas, que constituem áreas de acumulação de neve.

  1. Glaciar de circo - Ocupam apenas uma depressão semiesférica (circo), sendo frequentemente o resultado do recuo de um glaciar de vale, que perde a respectiva língua glaciária, ficando o gelo confinado ao circo situado na zona de cabeceira. 



Geoformas Glaciárias




N

Sem comentários:

Enviar um comentário